SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

Bem vindo a SANTO INÁCIO DO PIAUÍ/PI

História

Santo Inácio do Piauí Piauí - PI

Histórico

...

Localiza-se a uma latitude 07º25'47" sul e a uma longitude 41º54'39" oeste, estando a uma altitude de 210 metros. Possui uma área de 875,96 km². E fica a 344km da Capital Teresina.

Os primeiros donos das terras de Santo Inácio foram os jesuítas. Ainda hoje existem marcas da presença dos religiosos naquela cidade, localizada em meia a caatinga. Entre elas a Casa Grande e o Banheiro dos Padres, (em um olho d´água). Havia ainda uma capela que foi destruída em 1945. Depois dos jesuítas o governo instalou ali uma fazenda nacional. Quando a fazenda foi fechada as terras passaram a pertencer ao Estado. Havia muitos carnaubais que passaram a ser explorados. Também no lugar havia extração da borracha da maniçoba. Aos poucos, exploradores de várias regiões começaram a instalar-se no lugar formando o povoado Brejo de Santo Inácio. Também foi instalado uma feira livre que logo ganhou fama. Daí em diante foi rápido o desenvolvimento do povoado. Sua emancipação, porém, só chegou em 1963.

As principais fontes d’água que drenam o município são: o Rio Canindé e os riachos Raposão e Tranqueira.

O município possui um clima tropical semiúmido com estação de inverno seca. Os níveis de pluviométricos do município, que é definido pelo Regime Equatorial Continental, variam em torno dos 1.200 mm, que se distribuem ao longo de cinco meses, sendo o trimestre de janeiro, fevereiro e março o mais úmido. Os meses de setembro, outubro e novembro constituem o trimestre mais quente do município, com temperaturas médias em torno dos 37 °C, já as baixas temperaturas costumam ser mais frequentes entre os meses de junho, julho e agosto, onde as temperaturas podem superar os 22 °C.

Gentílico: santinacense

Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santo Inácio do Piauí, pela lei estadual nº 2550, de 09-12-1963, desmembrado do município de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Santo Inácio do Piauí (ex-povoado de Santo Inácio). Constituído do distrito sede. Instalado em 30-04-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_In%C3%A1cio_do_Piau%C3%AD https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/piaui/santoinaciodopiaui.pdf